Código da Capacitadora: PR-00110
Código do Curso: Em processo de homologação pelo PEPC
Pontuação EPC – Em processo de homologação pelo PEPC
Objetivo: Identificar os principais tipos de afastamentos (acidentários, previdenciários, por doença comum, entre outros) e suas implicações legais; compreender o cruzamento de informações entre a legislação trabalhista (CLT) e a previdenciária (INSS) no contexto dos afastamentos; analisar os impactos financeiros e jurídicos dos afastamentos para a empresa, incluindo reflexos em folha de pagamento, encargos e estabilidade; elaborar estratégias preventivas para mitigar riscos e reduzir o surgimento de passivos trabalhistas relacionados a licenças, laudos e perícias; aplicar boas práticas de gestão integrada entre RH, Jurídico e SESMT, promovendo conformidade legal e eficiência na gestão dos afastamentos; interpretar corretamente documentos e comunicações oficiais como CAT, PPP, laudos médicos e decisões do INSS; promover ações de controle e acompanhamento contínuo dos afastamentos.
A quem se destina: A empresários, diretores e chefes, analistas, técnicos e auxiliares de recursos humanos e departamento de pessoal, áreas fiscal, advogados, contadores, profissionais de Saúde e Segurança do Trabalho e demais profissionais interessados na matéria.
Carga Horária: 08 horas | 18h30 às 22h30
Data: 26 e 27 de novembro de 2025
Valor: R$199,00
Desconto de 10% para inscrito no CRC
Desconto de 15% para associadas IPMCONT com CRC REGULAR
Plataforma de realização do curso: Plataforma Zoom
Palestrante – Vania Massambani
Advogada, pós graduada em Direito do Trabalho e Direito Previdenciário, mestre em Ciências Sociais – Políticas Públicas pela UEPG, consultora nas áreas trabalhista, previdenciária e gestão de Recursos Humanos desde 2005, advogada empresarial especialista em recursos administrativos junto ao INSS e Receita Federal do Brasil e autora de obras jurídicas
Conteúdo Programático
- 1. Cota Previdenciária Patronal – GILDRAT e FAE- Contribuição Previdenciária Patronal;
– Grau de incidência Laborativa Decorrente dos riscos Ambientais do Trabalho (RAT Ajustado);
– Financiamento da Aposentadoria Especial (FAE);
– Alíquota do Risco de Acidente do Trabalho;
– Apuração da atividade preponderante da empresa;2. Fator Acidentário de Prevenção – FAP
– Fator Acidentário de Prevenção (FAP) – Conceito / Metodologia aplicada
– Elementos caracterizadores;
– Reflexo das Impugnações;
– Aumento com o NTEP;
– Eventos considerados para fins do FAP;
– Posições da Fiscalização do Ministério do Trabalho e Emprego;
– Prevenção Acidentária;
– Programas de Segurança e Medicina do Trabalho X Redução de Encargos;
– Ex-empregados afastados por acidente do trabalho. – (TEMA 125 do TST)3. Nexo Técnico Epidemiológico Previdenciário (NTEP)
– Nexo técnico previdenciário – espécies;
– Nexo técnico epidemiológico previdenciário – NTEP (CID × CNAE);
– Contestação e recursos contra o NTP e NTEP;
– Responsabilidades civil e penal da empresa;
– Ação regressiva da Previdência Social;
– Inversão do ônus da Prova;
– Impugnações e recursos;
– Provas.4. Acidente de Trabalho
– Definições sobre o Acidente de Trabalho – Conceituação; – Tipos de Acidente de Trabalho: a) Doença do Trabalho; b) Doença Ocupacional; c) Acidente comum; d) Dentre outras situações inclusive o NTEP;
– Benefício Previdenciário – B31 x B91/B92/B93/B94;
– Impactos do acidente do trabalho para a empresa âmbito trabalhista e previdenciário;
– CAT – Comunicação de acidente de trabalho – Regras Gerais
– Análise dos eventos de afastamentos;
– NR n. 1 – Riscos Psicossociais
– CID (Código Internacional de Doenças)5. Observações a serem observadas pela empresa para Gestão dos Afastamentos
5.1 – Atestados médicos
– Como analisar um atestado médico;
– Requisitos mínimos;
– Sua não aceitação e hipóteses;
– Prazos para entrega dos atestados (existe?);
– Sou obrigado a aceitar toda espécie de documento para justificativa de faltas?
– Período entre término do atestado médico e Perícia Previdenciária;
– Prorrogação de benefício previdenciário: Como a empresa deve proceder? Pode o empregado retornar?
– Como o médico do trabalho pode ajudar na gestão e qual seu papel;
– Realocação, Readaptação e Reabilitação Profissional;
– Limites de atuação do médico do trabalho;
– Afastamentos por Incapacidade;
– Afastamentos contínuos e descontínuos do trabalho;
– Auxílio-doença previdenciário e acidentário (B31/B91);5.2 – Atestado de Acompanhamento;
5.3 – Declaração de Comparecimento;
5.4 – Médico do trabalho x Perito da Previdência
5.5 – Cálculo de afastamentos médicos
5.6 – Afastamento por Licença Maternidade6. ESocial
– Quais informações sobre afastamentos são prestadas;
– Efeitos das prestações de informações;
– Tabela 18 do eSocial;
– Contagem de prazos para prestação de informações;
– Riscos de Autuações por falta de informações;
– Cruzamento de informações.7. Limbo jurídico
– Como resolver a problemática;
– Procedimento a ser adotado junto ao médico do trabalho;
– O “vai e vem” que é formado com o INSS;
– O que não envolve “limbo jurídico” mas muitos acham que é?
Cancelamento
A inscrição será cancelada caso o participante não envie o comprovante de pagamento para o e-mail contato@seventreinamentos.com.br até cinco dias antes do curso. A SEVEN se reserva ao direito de cancelar o treinamento caso o número mínimo de inscritos não seja atingido e, na hipótese de ter havido pagamento o mesmo será devolvido.
Valor e Pagamento
O valor do curso é R$199,00, o pagamento do curso deverá ser feito através de depósito bancário ou transferência para a conta indicada na ficha de inscrição, até cinco dias antes do curso para que a inscrição seja efetivada.
Metodologia
O curso será online (ao vivo plataforma ZOOM), na data e horário marcado.
Para Acompanhamento do Curso
– Notebook, Desktop ou tablet
– Internet de qualidade
Chat
O aluno terá, ainda, acesso a um chat para interação com o palestrante. As perguntas serão enviadas durante a transmissão e respondidas durante a apresentação ou ao final da aula.
Inclui
Material Didático e Certificado on-line
Certificado
O conhecimento adquirido pelo aluno no curso será avaliado através da frequência de no mínimo 75% da aula ao vivo. A emissão do certificado deverá ser feita através do aluno online presente no site da SEVEN. A impressão deverá ser feita pelo próprio participante.
MAIORES INFORMAÇÕES
malu@seventreinamentos.com.br
WhatsApp: (41) 9 8729-3017