Antecipação do ICMS – DEC. Nº 442/15 | Receita Estadual envia comunicado aos contabilistas

A Receita Estadual do Paraná comunica que o Supremo Tribunal Federal – STF, em julgamento do Recurso Extraordinário – RE nº 970.821, com repercussão geral, realizado em 14/05/2021, declarou que é constitucional a imposição tributária aos contribuintes optantes pelo Simples Nacional da diferença de alíquotas do ICMS pelo Estado de destino por ocasião da entrada de mercadoria em seu território.

Consequentemente, é passível de cobrança e inscrição em Dívida Ativa do ICMS devido nos termos dos §§ 6º e 8º do artigo 5º da Lei n. 11.580/1996, regulamentado pelo Decreto Estadual nº 442/2015.

Diante disso, comunica-se que, em análise das Notas Fiscais Eletrônicas – NF-e, serão identificados os contribuintes que realizaram operações de aquisição de mercadorias de origem estrangeira em outra unidade federada, sujeitas à alíquota de 4% (quatro por cento), cujo ICMS devido não consta na Declaração Eletrônica de Substituição Tributária, Antecipação e Diferencial de Alíquota – DeSTDA.

Alerta-se que a não regularização de pendências relativas à declaração e ao recolhimento do referido imposto poderá resultar na adoção de medidas fiscais cabíveis.

Assim, recomenda-se que os contribuintes procedam, com brevidade, à apuração do ICMS correspondente à diferença entre as alíquotas interna e interestadual, aplicada sobre o valor da operação constante no documento fiscal, bem como promova a declaração na DeSTDA e efetue o recolhimento por intermédio de GR-PR (código 1015) ou por GNRE (código 10014-5), a fim de evitar o lançamento de crédito tributário com multa e acréscimos legais.

Por fim, informa-se que não há necessidade de se dirigir às repartições da Receita Estadual para comprovação da regularização; deve-se apenas aguardar a análise final a ser realizada eletronicamente pelo fisco estadual, que verificará se as inconsistências foram regularizadas e se ensejam, ou não, a abertura de procedimento fiscal com objetivo de constituir, por meio de auto de infração, os créditos tributários devidos.

Aluno Online


Selecione o seu curso



Avaliação de Contéudo
Ótimo Bom Regular Insatisfatório
Avaliação do Instrutor
Ótimo Bom Regular Insatisfatório
Avaliação do Evento
Ótimo Bom Regular Insatisfatório
Avaliação do Recursos Audiovisuais
Ótimo Bom Regular Insatisfatório
Avaliação do Conteúdo Programático
Ótimo Bom Regular Insatisfatório
Observações
Sugestões
Selecione o seu curso